Saúde e segurança no trabalho
O Abril Verde é um movimento de memória e também de reflexão, alerta, conscientização e planejamento. Durante todo o mês de abril, ações são realizadas sobre o tema da segurança e saúde no trabalho.
O dia 28 de abril foi instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2003, como “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Importante lembrar, também, o dia 7 de Abril como Dia Mundial de Saúde, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A prevenção passa necessariamente por conscientização sobre os fatores de risco, aplicação das normas de segurança e uso adequado de equipamentos de proteção. É importante manter um ambiente de trabalho saudável, com respeito entre os trabalhadores, as trabalhadoras e as chefias. Campanhas, como a do Abril Verde, têm exatamente esse propósito, somando esforços a tantas outras iniciativas no mesmo sentido.
Número de acidentes de trabalho no Brasil chama a atenção
Dados levantados pelo Observatório Nacional da Indústria apontam que somente no ano de 2023, mais de 167 mil notificações de acidentes de trabalho foram registradas e 733 notificações de acidentes com morte em todo o Brasil.
Ao analisar o recorte por estado, Santa Catarina registrou no mesmo período 12.326 acidentes, sendo 55% desses no setor da indústria.
A saúde e a segurança dos trabalhadores dependem muito das ações obrigatórias que a empresa deve adotar conforme as normas regulamentadoras.
Todo trabalhador e toda trabalhadora têm direito de voltar para casa ao final de sua jornada. Todo trabalhador e toda trabalhadora têm direito à preservação de sua saúde no ambiente de trabalho. Todo trabalhador e toda trabalhadora são sujeitos de direitos e deveres. De que vale o acúmulo de capital, se não for para o bem-estar da humanidade e preservação do meio ambiente.
referências:
://saude.sesisc.org.br/blog/promocao-da-saude-nas-empresas/o-que