
Março é o mês de conscientização sobre o câncer de colo de útero e colorretal, duas das principais causas de morte por câncer no Brasil. Enquanto o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte entre mulheres, o colorretal é o terceiro mais comum em ambos os sexos. A campanha busca informar sobre prevenção e sintomas, destacando a importância dos exames preventivos, como a colonoscopia a partir dos 50 anos.
O que é o câncer do colo do útero?
O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo na maioria das pessoas infectadas assintomática, mas quando desperta sintomas, pode provocar o surgimento de verrugas genitais e coceira.
Quando a infecção por esse vírus provoca alterações celulares as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero são maiores.
Além da infecção por esse vírus, que acontece através de relações sexuais desprotegidas, outros fatores podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer, como outras DSTs, tabagismo e várias gestações.
Apesar de ser uma condição grave, o câncer do colo do útero pode ser facilmente prevenido através da realização periódica do exame papanicolau.
O que é o câncer colorretal?
São tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus.
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer colorretal são:
• Idade: acima de 50 anos;
• História familiar de câncer de intestino;
• Ter uma dieta:
– Pobre em fibras;
– Ingestão excessiva de carnes vermelhas;
– Carnes processadas: salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon, peito de peru.
Links usados para obter essas informações: